Seguidores deste blog

segunda-feira, 25 de julho de 2011

A VISCOSUPLEMENTAÇÃO DOS JOELHOS DOS ATLETAS

Num joelho normal, as extremidades dos ossos que o compõem, são cobertas por um tecido duro, elástico e esbranquiçado, a cartilagem, que permite o deslizamento suave dos mesmos e que actua como uma almofada, absorvendo os efeitos de impacto e de carga, durante o movimento.

Nos joelhos dos atletas, a sobrecarga diariamente determinada por vários factores, quer no treino, na competição e mesmo nos traumatismos frequentes, motiva na cartilagem com bastante frequência, perda da sua regularidade e elasticidade e consequente diminuição da sua eficácia, o que progressivamente contribui para a sua degradação .

Para prevenir e mesmo inverter este processo nas fases iniciais da designada “ doença da cartilagem “, recorre-se á viscosuplementação.


VISCOSUPLEMENTAÇÃO

A administração intra-articular de ácido hialurónico exógeno ( sintético ) numa articulação, com o intuito de restaurar o normal ambiente reológico da cartilagem e as propriedades viscoelásticas do liquido sinovial, designa-se por Viscosuplementação.
É um dos procedimentos médicos, que actualmente e em determinadas fases evolutivas da “ doença da cartilagem “, proporciona resultados muito favoráveis.
O QUE É O ÁCIDO HIALURÓNICO ?

O ácido hialurónico ( AH ) é um polissacárido linear, formado por unidades dissacáridas contendo N-acetil-D : glucosamina e ácido glucurónico.
As propriedades viscoelásticas do AH, proporcionam acções protectoras á cartilagem, como a lubrificação e absorção do choque.
O AH promove a absorção do choque durante os movimentos rápidos da articulação (corrida, salto e pedalar ) e a lubrificação, durante os movimentos lentos ( marcha ).
No joelho a quantidade total de AH é estimada entre 4 a 8 mg.

As formas mais comuns para uso clinico de ácido hialurónico, são o Hylan G-F 20 e o Hialuronato de sódio. Há também formas de gel de ácido hialurónico, mas estas apenas apresentam propriedades de lubrificação.

A viscosuplementação dos joelhos de um atleta amador ou profissional, é sempre adaptada a cada caso particular. Normalmente há conveniência na realização de um ciclo no inicio da época desportiva e outro no final.

1 comentário:

  1. Experimenta lá isso e conta como foi, é bem provável que ainda tenha de "chupar" uma coisa dessas, ou outra coisa qualquer que me deixe pelo menos tentar fazer a prova, caso contrário não vou lá fazer nada.

    Abraço

    ResponderEliminar